Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

'Operação Bolívia' não foi um acidente

A fuga do senador boliviano que custou o cargo do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, não foi obra individual de um destemido diplomada brasileiro, mas uma ação organizada pela direita com apoio de setores conservadores do Itamaraty, que mantêm estreitos laços em questões políticas e econômicas, como o boicote aos governos socialistas e a defesa intransigente do agronegócio
 A avaliação é do deputado Cláudio Puty (PT-PA), que participou de uma missão oficial à Bolívia, em março, onde conheceu os três principais personagens envolvidos na trama: o então embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato, que patrocinou a aceitação brasileira ao pedido de asilo político do senador, o diplomata brasileiro Eduardo Sabóia, que afirma ter organizado sozinho a fuga do político, e o próprio senador oposicionista Roger Pinto, que viveu 545 dias na embaixada brasileira na Bolívia."Eles (Biato e Sabóia) falavam sobre a Bolívia, os bolivianos e o Evo com tanto preconceito que o jantar de recepção à nossa delegação terminou em bate-boca", recorda Putty, ressaltando a cumplicidade ideológica entre diplomatas e o senador.
(Carta Maior)

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo.
Lhe respeito, mas te garanto que quando lutava pela democracia nos anos de chumbo e ficamos em uma embaixada, o famigerado Médice garantiu nosso salvo-conduto até o Chile. Como que, em plena democracia, o governo boliviano não garante o mesmo para esse elemento ???

Anônimo disse...

Pode até ser , mas não é possível que uma situção desta se arraste por mais de um ano sem definição. Ou se concede o asilo político ou não se concede, uma indefinição de mais de ano não tem cabimento, foi um erro da diplomacia e seu Ministro Chefe pagou com o cargo. Dilma foi correta na decisão rápida, agora tem que resolver a questão diplompática.

Na Ilharga disse...

Esse elemento não está encrencado com perseguição política o que, de fato, seria despautério em um regime democrático. O problema é que pesam contra ele diversas acusações, inclusive de envolvimento com o narcotráfico, logo, são situações totalmente diversas.

Anônimo disse...

O Governo Brasilero errou em demorar muito a tomar logo uma decisão. Agora deverá passar o constrangimento de ter que extraditar esse bandido que está hospedado na casa de um senador brasileiro. Putz, foi uma baita trapalhada que acabou causando a queda do Patriota. Agora não adianta chorar pelo leite derramado.