Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

quarta-feira, 25 de março de 2015

A que ponto chegamos. Empresa pergunta a candidatos a emprego o que acham do governo Dilma

smart fit

A leitora carioca Verlaine Pinto contatou o Blog com uma denúncia preocupante, mas que não chega a surpreender em um momento político em que a intolerância e os abusos contra determinada opinião política não param de surgir e de aumentar em termos de gravidade e de ilegalidade.
Veja, abaixo, a troca de mensagens entre Verlaine e o blogueiro
denúncia
Verlaine está coberta de razão. Na verdade, ela tem mais razão do que imagina. Colocar em uma ficha de pedido de emprego uma pergunta sobre a opinião política do candidato, é ilegal.
A Convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1958, ratificada pelo Brasil em 1968, traz um conceito de discriminação especificamente nas relações de trabalho em seu art. 1º, entendendo como discriminação “Qualquer distinção, exclusão ou preferência fundada em raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional, origem social ou outra distinção, exclusão ou preferência especificada pelo Estado-Membro interessado, qualquer que seja sua origem jurídica ou prática e que tenha por fim anular ou alterar a igualdade de oportunidades ou de tratamento no emprego ou profissão
O Blog entrou em contato com a assessoria de imprensa da franquia Smart Fit. A funcionária “Rafaela” retornou o contato por telefone e se prontificou a esclarecer a questão. Esclareceu que a rede de academias Smart Fit tem unidades próprias e franqueadas e que não sabe se a unidade no bairro carioca de Botafogo é franqueada ou pertence à rede da empresa.
denuncia smart fit
Então, vejamos: quanto tempo é necessário para uma empresa pedir ao setor de recursos humanos um exemplar de suas fichas de pedido de emprego? Foram dadas algumas horas para a empresa responder e a resposta não veio.
Vale esclarecer que caso a unidade acusada de discriminação seja franqueada Smart Fit, a iniciativa de perguntar a opinião política do candidato a emprego pode não ser uma prática da franquia, mas do franqueado.
Essa não é a primeira denúncia que o Blog recebe sobre constrangimento político de empregados por empregadores. As denúncias vão do constrangimento a trabalhadores já empregados a essa última, sobre constrangimento àqueles que pleiteiam vaga.
Diante disso, o Blog fez uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho para que apure o caso, já que esse tipo de constrangimento ilegal a trabalhadores está atingindo uma proporção inaceitável.
O Blog também sugere aos seus leitores que não se intimidem e que estimulem toda e qualquer pessoa que for alvo desse tipo de constrangimento a que não fique passiva. A opinião política de um cidadão é indevassável e não pode ser objeto de constrangimento.
Confira, abaixo, a denúncia ao MPT
denúncia mpt
(Blog da Cidadania)

Nenhum comentário: