Jorge Paz Amorim

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Sou Jorge Amorim, Combatente contra a viralatice direitista que assola o país há quinhentos anos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

"Aquarius" contra os golpistas


Abominável, sob todos os aspectos, essa perseguição que o golpismo temerário move contra o filme "Aquarius", do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho("O Som ao Redor", extraordinário), à base do não vi, não gostei, mais por conta dos protestos feitos pela equipe do filme em Cannes contra o golpe que apeou do poder a presidenta Dilma Rousseff.

Depois de classificar o filme para ser assistido apenas por maiores de 18 anos, reduzindo drasticamente o público que poderá assisti-lo sem maiores explicações, agora o governo dá pinta de que partidarizará sua comissão de escolha do representante brasileiro no Oscar, certamente com a tarefa de barrar a escolha de "Aquarius".

Pelo menos dois cineastas já abandonaram a seleção, Ana Muylaert e Gabriel Mascaro, desistindo de inscrever seus filmes para a seleção, em solidariedade a Kleber, assim como o cineasta Guilherme Fiúza Zenha abandonou a dita comissão que seleciona, talvez porque tenha percebido que a seleção esteja mais ao cargo do Ministério da Justiça que do Ministério da Cultura, tal e qual ocorria nos idos de 1964, igualmente tempos de golpe contra a democracia e subjugação da arte às conveniências dos tiranos de plantão.

"Aquarius" estreia hoje no tradicional Festival de Cinema de Gramado, abrindo a mostra. Dependendo de sua repercussão, pode colocar mais luzes sobre o obscurantismo governamental, caso o filme justifique por aqui a boa fama adquirida no célebre festival francês, trazendo à discussão dos porquês oficiais de tanta má vontade com o filme, apenas por uma atitude cidadã dos que fazem o filme, ignorando solenemente suas qualidades artísticas.

O diabo é que a midiazona não está nem aí para um tema tão importante, bem como pra mais essa atitude desprezível e boquirrota do golpismo celerado. Na verdade, é até capaz de procurarem defeitos no filme apenas para justificar a perseguição daquele truculento sósia do 'Kojac' contra o filme. depois clamarão por liberdade de expressão...em Cuba. Coitados!

Nenhum comentário: